Apagão nacional deixa cidades de Pernambuco sem energia elétrica
Publicada em: 15/08/2023 12:31 - Noticias
Um apagão nacional deixou várias cidades de Pernambuco sem energia na manhã desta terça-feira (15). De acordo com a Neoenergia, a falta de luz aconteceu devido a uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional e afetou o abastecimento de energia em diversos estados brasileiros.
Moradores de várias áreas do Grande Recife relataram a queda de energia, que aconteceu por volta das 8h30. Meia-hora depois, houve registro da volta de energia em bairros como Boa Viagem e Ibura, na Zona Sul da capital; no Bairro do Recife, no Centro da cidade; e em Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes.
Também houve falta de energia em outras cidades de Pernambuco, como Caruaru, no Agreste; e Petrolina, no Sertão. A mesma situação aconteceu em, ao menos, outros 25 estados e no Distrito Federal.
O g1 questionou a Neoenergia sobre a quantidade de pessoas em Pernambuco que foram afetadas pelo apagão nacional, mas a companhia informou que não era possível passar essa informação porque não foi um blecaute provocado por ela.
O que diz a ONS
De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS): "Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil"; "Estados do Sudeste também foram afetados". "A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste". "As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas". "A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos".
Resposta do governo federal
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação e "acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente".
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site.
Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.