Petrobras diz que ampliação da Refinaria Abreu e Lima vai gerar 30 mil empregos durante as obras

A ampliação da Refinaria Abreu e Lima (RNEST) em Pernambuco trará benefícios significativos para o mercado de trabalho e a produção nacional de Diesel S10 de baixo teor de enxofre. Com a adição de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos e um acréscimo de aproximadamente 13 milhões de litros de Diesel S10 por dia, a Petrobras e o governo federal buscam impulsionar o crescimento do setor.


A cerimônia de retomada dos investimentos, que conta com a presença do presidente da República e do presidente da Petrobras, marca também o lançamento do Programa Autonomia e Renda da Petrobras.


O investimento no Projeto RNEST, incluído no Plano Estratégico da Petrobras e no PAC do governo federal, tem previsão de finalização em 2028, com a conclusão do Trem 2 da refinaria. Esse projeto permitirá à refinaria processar 260 mil barris de petróleo por dia. As obras do Trem 2 estão programadas para iniciar no segundo semestre de 2024.


Além da ampliação do Trem 2, o Projeto RNEST também envolve a construção da primeira unidade SNOX de refino no Brasil. Essa unidade será responsável por transformar óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto comercializável. As obras dessa parte já estão em andamento e a unidade entrará em operação em 2024. Ainda neste ano, começarão também as obras de ampliação do Trem 1 (Revamp), possibilitando um aumento de carga, melhor escoamento de produtos leves e uma maior capacidade de processamento de petróleo do pré-sal. A expectativa é de conclusão do Revamp do Trem 1 no primeiro trimestre de 2025.


Segundo a estatal, os investimentos em refino da Petrobras têm como objetivo tornar o país autossuficiente na produção de combustíveis, reduzindo a dependência pela importação e contribuindo de forma rentável para o setor. A estimativa é que, com as adequações e aprimoramentos previstos, a produção de diesel possa aumentar em até 40% nos próximos anos.


Ao longo dos próximos cinco anos, a Petrobras investirá US$ 17 bilhões em projetos de refino, transporte e comercialização no Brasil, visando ampliar a capacidade de produção de diesel e aumentar gradualmente a oferta de produtos de baixo carbono no mercado.


Localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, a RNEST desempenha um papel estratégico para a região e o país, sendo o principal hub da Petrobras nas regiões Norte e Nordeste. Com a implantação do Trem 2, a refinaria terá uma maior capacidade de refino, possibilitando o aumento da produção de gasolina, GLP, nafta e, principalmente, diesel de baixo teor de enxofre (diesel S10) para atender à demanda do mercado interno e reduzir a necessidade de importação.


Categoria:Noticias