Dezenas de peixes aparecem mortos na Barragem do Prata e especialistas investigam desastre ambiental

Um dos reservatórios mais importantes do interior de Pernambuco, a Barragem do Prata, localizada em Bonito, no Agreste, tem enfrentado um desastre ambiental, de acordo com especialistas em meio ambiente. Dezenas de peixes da espécie tucunaré apareceram mortos no manancial e tem preocupado moradores e pescadores.


Os animais começaram a ser vistos mortos boiando em vários trechos na superfície da barragem e a causa da morte deles ainda é desconhecida. De acordo com o biólogo Alexandre Nunes, em entrevista ao Caruaru no Face, a situação pode ser considerada um desastre ambiental e é necessário que seja investigada.


O especialista explicou que um desastre assim pode ocorrer por causas naturais, como a temperatura e a degradação de substâncias orgânicas. Alexandre explicou que no manancial também há plantas da espécie baronesa, isso significa que há muitos dejetos orgânicos no local. Entretanto, a suspeita é de que a morte dos peixes tenha sido provocada por fatores humanos e não naturais.


Durante a reportagem, o biólogo coletou a água da barragem para análise do material. A Compesa, responsável pelo manancial, esclareceu que está ciente do fato e realizou coleta de amostras da água da Barragem do Prata para análises laboratoriais para entender o que pode ter ocasionando o evento.


"A Companhia esclarece ainda que antes de ser distribuída à população, a água passa por um rigoroso processo de tratamento, garantindo a sua potabilidade. Portanto, não há riscos para a saúde da população", disse a Compesa em nota.


Atualmente, a Barragem do Prata tem capacidade para acumular 42 milhões de metros cúbicos de água e abastece municípios como Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha e São Joaquim do Monte.


Fonte: G1
Categoria:Noticias