Solicitações por leitos de UTI para crianças e bebês sobem para 228 em Pernambuco, maior número em dois anos, diz governo

As solicitações por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para crianças e bebês na Central de Regulação de Pernambuco aumentaram para 228 na semana epidemiológica que começou em 15 de maio e termina na quarta (25). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES),  esse é o maior índice registrado nos últimos dois anos.


No mesmo período no ano passado, o estado tinha 64 pedidos por leito de UTI. A angústia de famílias e profissionais de saúde devido à espera de bebês e crianças por leitos de UTI tem sido mostrada há uma semana. Desde então, foram vários os relatos de pais e parentes desesperados e pacientes com quadro de saúde grave.


Dois bebês morreram enquanto aguardavam uma vaga em leito de UTI. Uma bebê de 1 mês morreu antes da transferência para um leito desse tipo, nesta terça (24). Na segunda (23), um menino de 11 meses também morreu à espera de um leito de UTI em um hospital do Recife
Ainda de acordo com a SES, na semana epidemiológica anterior, que foi de 8 a 14 de maio, foram registradas 140 solicitações, enquanto, no mesmo período de 2021, eram 58 pedidos. Na semana epidemiológica compreendida entre os dias 1º e 7 de maio, Pernambuco contabilizou 131 solicitações, enquanto, no mesmo período no ano passado, esse número era de 64.


O número de menores que aguardavam vagas em UTIs, nesta terça-feira (24), era de 88, sendo 73 crianças e 15 bebês. Desse total, 73 esperavam por leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), segundo dados repassados pela SES ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).


A Secretaria Estadual e Saúde informou que, apesar do número de leitos de UTI para essa faixa etária atualmente ser quase três vezes maior do que na sazonalidade do ano passado, o número de solicitações cresceu quase quatro vezes. Além disso, o governo declarou que a abertura de leitos nessa área é difícil por falta de profissionais especializados.


No dia 18 de maio, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que houve um aumento de casos de doenças respiratórias como nunca havia sido visto, com um maior grau de severidade e também com maior frequência de solicitação de leitos pediátricos.


Segundo a SES, o número de solicitações de leitos de UTI para crianças teve um aumento significativo com relação à sazonalidade do ano passado.


Os casos notificados de Srag em crianças de 0 a 5 anos eram 90 na semana epidemiológica entre 8 de 14 de maio de 2021, e chegaram a 143 no mesmo período de 2022. Na semana entre 15 e 25 de maio, eram 101 casos em 2021 e chegaram a 147 neste ano.


O estado passa por um pico da circulação de vírus respiratórios. A SES informou que está predominando o vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até 2 anos e o rinovírus, nos meninos e nas meninas a partir dessa idade.


O VSR é um dos principais agentes de uma infecção aguda nas vias respiratórias, que pode afetar os brônquios e os pulmões. O rinovírus é o causador do resfriado comum, capaz de desenvolver quadros infecciosos mais graves em crianças.


Novos leitos e profissionais


O governo de Pernambuco autorizou o reforço nas escalas de plantão de pediatria e de fisioterapia nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) estaduais. Desde a semana passada, convocou 90 profissionais para reforçar as escalas das unidades de referência em pediatria da rede estadual de saúde, entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos e pediatras.


Para enfrentar esse quadro de superlotação, o governo abriu 60 leitos de UTI pediátrica, distribuídos em Araripina, Serra Talhada, Olinda, Palmares, Goiana e no Recife. Ainda nesta semana, está prevista a abertura de outros 10 leitos em Jaboatão dos Guararapes e 10 em Bezerros.


Ainda há a previsão da abertura de mais 10 leitos de UTI pediátrica no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife, na próxima semana. Pernambuco tem atualmente 280 leitos infantis, sendo 150 de UTI e 130 de enfermaria.


Prazo


Na segunda-feira (23), o MPPE, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde da Capital, deu o prazo de cinco dias para a Secretaria Estadual de Saúde comprovar a lotação dos três médicos pediatras nomeados na última semana para atuar no Hospital Barão de Lucena.


De acordo com o Ministério Público, a SES se comprometeu a enviar cópia do pedido feito à Secretaria de Administração, para contratação, por meio de seleção simplificada, de 12 médicos de diversas especialidades, para trabalhar no Hospital Barão de Lucena.


Categoria:Noticias