Idosa que teve tesouro achado no quintal muda de cidade no PA por segurança

O achado de moedas centenárias em um quintal de Colares (PA), a 62 km de Belém, provocou uma correria na cidade e causou a saída de casa da idosa, de 77 anos, proprietária do terreno. Ela se mudou de cidade após virar alvo de pessoas atrás de mais tesouros no solo. De acordo com o filho dela, o servidor público Hernani Júnior, de 50 anos, a vida da mãe dele mudou completamente — para pior — desde 16 de janeiro, quando os tesouros enterrados no quintal da casa foram encontrados.

Imagens das moedas viralizaram nas redes sociais e mostraram um carrinho de mão repleto de moedas. Elas são do período em que o país integrava o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, no início do século 19, e cada uma pode chegar a R$ 15 mil, caso seja legalmente colocada à venda ao mercado de colecionadores, segundo especialista ouvido pela reportagem.

"Tem valor de mercado? Tem, mas o pessoal acha que vale milhões de reais. O que era para ser algo legal acabou virando um risco", reclama o filho sobre a correria dos moradores em busca de mais moedas.

A família preserva ao máximo a identidade da idosa. Na casa onde existe no quintal, a mulher cuidava de uma irmã de 85 anos. Ambas moravam sozinhas no imóvel, antes de se mudarem para Belém. O estopim para as idosas deixaram a casa ocorreu uma semana depois do achado. Um suspeito invadiu o quintal atrás das moedas e chegou a entrar no imóvel depois de ser flagrado pela idosa. O terreno está isolado para visitas e mapeado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

"Ela gritou dizendo que iria chamar a polícia porque não poderia mexer no terreno. Nisso, o indivíduo a atacou, mas deixou hematomas no rosto e na cabeça. Depois de chamar os vizinhos, esse homem fugiu e ainda levou o celular. No mesmo dia, levamos minha e mãe e minha tia para Belém para manter a segurança delas", relatou o filho.

Hernani conta que a família suspeitava de que poderia existir um tesouro no quintal, pois chegaram a achar algumas moedas durante brincadeiras no quintal, que tem o fundo do lote para uma praia. O que não imaginavam é que valeriam tanto.

"Ali era área de porto, a gente achava algumas moedas quando éramos criança, mas não tínhamos noção do valor ou até mesmo o que era", lembra.

Categoria:Noticias