Em oito dias, 63.180 pessoas são vacinadas contra a Covid-19 em Pernambuco

Em oito dias de campanha, 63.180 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, em Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Isso corresponde a, aproximadamente, 16% das mais de 392,4 mil doses de vacinas recebidas pelo estado e distribuídas aos municípios e ao distrito de Fernando de Noronha.

Conforme os números divulgados nesta quarta-feira (27) pelo governo, as doses foram aplicadas entre o dia 18 de janeiro e a terça-feira (26). A maioria das pessoas vacinadas é composta por trabalhadores da saúde: 48.120.

Também houve a imunização de 11.263 indígenas que vivem em terras demarcadas, de 119 pessoas com deficiência institucionalizadas e de 3.648 idosos que moram em abrigos. Mais recentemente, o governo começou a vacinar idosos a partir de 85 anos. Até então, eles somam 30.

Pernambuco recebeu três lotes de vacinas. O primeiro, de 270 mil doses, foi de CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac. O segundo, de 84 mil unidades, foi da vacina de Oxford/AstraZeneca. O terceiro foi de mais de 38,4 mil doses de CoronaVac.

As doses de CoronaVac correspondem quase à totalidade das doses aplicadas até a terça-feira. Isso porque, desde o início da campanha, esse tipo de imunizante é utilizado para todas as categorias previstas na primeira etapa da imunização, com exceção dos idosos maiores de 85 anos. Para esses últimos, foram destinadas as doses da vacina de Oxford/AstraZeneca.

O Plano de Vacinação contra a Covid-19 de Pernambuco prevê a imunização de 2.949.695 pessoas que fazem parte do grupo prioritário determinado pelo governo federal, em todas as etapas. Os 63.180 vacinados até agora representam 2,14% desse total.

O governo informou que, atualmente, não há balanço de pessoas vacinadas por município. O sistema do Ministério da Saúde que registra as doses aplicadas apresentou instabilidade, desde o início da vacinação. Na plataforma, nesta quarta, havia o registro de 12.327 pacientes imunizados, mas o estado já ultrapassava 53 mil doses aplicadas.









Categoria:Noticias