Pernambuco recebe 84 mil doses da vacina de Oxford contra Covid-19 e marca reunião para definir aplicação

Pernambuco recebeu, na madrugada deste domingo (24), 84 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19. No entanto, segundo o governo estadual, a decisão sobre como e quando vai ser aplicada a vacina deve ser tomada em uma reunião, convocada para a segunda-feira (25). 

 “Vamos, juntamente com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a COVID-19 e com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), fazer o monitoramento da distribuição e a pactuação com os municípios do uso das doses da nova vacina", disse o governador Paulo Câmara (PSB), em comunicado enviado à imprensa. 

 As doses chegaram no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre por volta de 0h30, em voo operado pela companhia aérea GOL, que partiu do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. De lá, seguiram para a central de armazenamento de vacinas da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). 

 O número de doses destinadas a Pernambuco coincide com a estimativa que a SES havia feito com base na população do estado, que tem cerca de 9,6 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na segunda-feira (18), o estado recebeu 270 mil doses da CoraVac

 As reuniões do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) foram convocadas para a tarde da segunda-feira (25), segundo a Secretaria de Saúde. 

 Nesses encontros, segundo a SES, vão ser definidas as estratégias de distribuição e de uso, para então as doses serem encaminhadas e aplicadas na população. 

 O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou em nota que a vacinação segue normalmente em Pernambuco, visto que municípios e unidades estaduais continuam o processo de vacinação normalmente com as doses já distribuídas da vacina CoronaVac. 

 Até a sexta-feira (22), 34.336 pessoas que fazem parte do público prioritário da primeira fase foram imunizadas contra a Covid-19 em Pernambuco, segundo a SES. 

 Deste total, 28.712 eram trabalhadores da saúde (sendo 5.298 profissionais que atuam nos hospitais do governo estadual); 3.265, indígenas; 2.278, idosos institucionalizados; e 81 pertencem ao grupo de pessoas com deficiência institucionalizadas.

Categoria:Noticias