Segundo dia do Enem tem índice de abstenção de 52,2% em Pernambuco

Mais da metade dos estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) não fizeram a prova no segundo dia das avaliações em Pernambuco. O índice de abstenção foi de 52,2%, de acordo com dados divulgados na noite do domingo (24) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas.   


No primeiro domingo de provas, em 17 de janeiro, o índice de ausência foi de 48,4%. Em todo o país, a edição 2020 do exame registrou o maior índice de abstenção da prova da história. Antes, o recorde havia sido registrado em 2009.   


Ao todo, Pernambuco contou com 11.332 salas de prova, localizadas em 84 municípios. Foram 321.891 pessoas inscritas, mas apenas 149.557 estudantes compareceram às provas no domingo, enquanto 163.334 não foram.    


Os candidatos que perderam a prova por problemas de infraestrutura, como salas lotadas e falta de luz nos locais de prova, ou quem teve diagnóstico de Covid-19 ou doenças infectocontagiosas na véspera do exame, podem solicitar a reaplicação do exame. 

 Segundo Inep, até a noite do domingo, já haviam 18.210 solicitações de novas aplicações em decorrência do novo coronavírus em todo país. Do total, 13.716 pedidos já haviam sido deferidos.  


A reaplicação do Enem acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro e deve ser solicitada a partir das 12h desta segunda até a sexta (29), pela página do participante. Cada caso deve ser analisado pelo Inep. 

 No próximo domingo, acontece a aplicação do projeto piloto do Enem digital, com provas para 96 mil inscritos. A nota do Enem serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies).   


No domingo, os estudantes tiveram 5 horas para responder a mais 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).   


No primeiro dia de provas, no domingo (17), os estudantes responderam a 90 questões de múltipla escolha (45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias) e produziram uma redação com o tema de 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'.

Categoria:Noticias