Ampliação das barreiras sanitárias alcança cerca de 13 mil pessoas em Caruaru

A ampliação das barreira sanitárias, de cinco para vinte, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, aumentou o alcance para 13 mil pessoas e mais de 4 mil veículos. A ação faz parte do Plano de Isolamento Social Intensivo, que teve início no dia 26 de maio. A prefeitura estima que houve uma evolução nas abordagens de aproximadamente 193,58%, se comparada à semana anterior.
A Secretaria de Saúde está aferindo a temperatura da população com termômetros infravermelhos e conferindo a porcentagem de hemoglobina arterial, com a ajuda de oxímetros. Mais de 1 mil pessoas utilizaram os equipamentos que auxiliam na identificação de casos suspeitos de Covid-19. Também já foram realizados mais de 200 testes rápidos nas barreiras.
Durante as abordagens preventivas, foram identificadas cerca de 600 pessoas em vulnerabilidade, mais que o dobro das abordagens da semana anterior (231), que corresponde a um aumento de 141%. As equipes também adesivaram os carros, facilitando a identificação de quem já foi orientado, evitando parar o veículo mais de uma vez.
"Durante a abordagem, também foi realizado um questionário ao motorista e passageiros, identificando o destino e o motivo de saída da residência", pontuou a secretária de Ordem Pública, Karla Vieira. Em relação ao questionário realizado, os motoristas e passageiros responderam os motivos da saída de casa: trabalho diário (31%), negócios (17%), consulta médica ou hospital, supermercado/consumo e outros.
Em relação à origem e ao destino dos veículos abordados, 88,92% tem seu trajeto entre bairros de Caruaru e, desses, 45% tinham como roteiro o Centro da cidade. De outras localidades, o percentual de veículos abordados foi de 11,03%, tendo com origem e destinos principais as cidades vizinhas Brejo da Madre de Deus, Riacho das Almas e Toritama.

Categoria:Noticias