'Universidade chegou no mínimo', diz diretor do campus Agreste da UFPE

Na tarde desta quinta-feira (9), foi realizada uma reunião para falar sobre o bloqueio de recursos para a educação feito pelo Governo Federal na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no campus de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
Na semana passada, o Ministério de Educação anunciou o bloqueio de 30% das verbas para as universidades federais. A decisão causou preocupação entre alunos, professores e funcionários das instituições.
De acordo com o diretor do Campus da UFPE do Agreste, Manoel Guedes, esse é o pior momento da Universidade Federal, embora os cortes já venham ocorrendo no setor há mais de seis anos. "Desde 2013 vem havendo cortes consecutivos. Hoje a gente opera com 10% de recurso que a gente tinha em 2013. A universidade chegou no mínimo e agora esse corte é de 30%, com isso a gente não consegue mais oferecer o serviço educacional, oferecer as pesquisas", afirma o diretor da UFPE.
Para o pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFPE, Thiago Galvão, o bloqueio de 35 milhões é equivalente a 30% do orçamento da instituição, o que significa que a quantia não é suficiente para manter os serviços.


Categoria:Noticias