Greve dos Correios é encerrada em Pernambuco após assembleia

  • O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos em Pernambuco (Sintect-PE) informou que a greve, iniciada na noite do domingo (11), foi encerrada na noite da terça-feira (13). No estado, apenas algumas agências paralisaram as suas atividades. No Recife, o expediente foi normal durante a paralisação. Já em Caruaru e Petrolina, algumas agências fecharam.
  • A decisão de encerrar a paralisação aconteceu depois do Tribunal Superior do Trabalho (TST) autorizar a cobrança de mensalidade dos funcionários da estatal e de seus dependentes. Pela decisão, o valor da mensalidade dependerá da renda do trabalhador. A categoria é contra a mudança nas cobranças.
  • O sindicato em Pernambuco seguiu a orientação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) de voltar ao trabalho.
  • Apesar do fim da geve, o sindicato aponta que a categoria permanece em estado de greve, mantendo a luta pela realização de novo concurso público para suprir o quantitativo da mão de obra, que alegam estar defasado e prejudicando o serviço prestado à sociedade brasileira.
  • O sindicato aponta que permance contra a alteração nas condições de adesão do plano de saúde. Segundo a Fentect, a direção da estatal quer que os funcionários passem a arcar com mensalidades do plano e quer também a retirada dos dependentes.
  • Segundo nota enviada pelos Correios, em Pernambuco, 91,5% do efetivo estava trabalhando na segunda-feira (12), mesmo durante a greve, o que correspondente a 3.045 fiuncionários. Segundo a estatal, os custos do plano de saúde dos trabalhadores representam 10% do faturamento dos Correios, ou uma despesa da ordem de R$ 1,8 bilhão ao ano.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário